EPI, ou os famosos EPI’s, são os equipamentos de proteção individual. Todos os trabalhadores que exercem atividades profissionais que oferecem algum tipo de risco físico para o trabalhador devem utilizá-los. Os tipos de EPI’s utilizados podem variar dependendo do tipo de atividade ou de riscos que poderão ameaçar a segurança e a saúde do trabalhador e da parte do corpo que se pretende proteger.
Os equipamentos incluem óculos, protetores auriculares, máscaras, mangotes, capacetes, luvas, botas, cintos de segurança, protetor solar e outros itens de proteção. Esses acessórios são indispensáveis em fábricas e processos industriais em geral.
A importância do uso do EPI
A Norma Regulamentadora nº 06 (NR-06), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), é bem clara em sua definição: “todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho”. Cabe então às empresas a responsabilidade pela proteção e integridade do trabalhador. O intuito é também de minimizar os riscos ambientais do ambiente de trabalho, promovendo a saúde, bem estar e evitar os acidentes e doenças ocupacionais.
O uso do EPI é fundamental para garantir a saúde e a proteção do trabalhador. O intuito é de evitar as consequências negativas em casos de acidentes de trabalho. Além disso, o EPI também é usado para garantir que o trabalhador não será exposto a doenças ocupacionais, que podem comprometer a capacidade de trabalho e de vida dos profissionais durante e depois da fase ativa de trabalho.
Em nossas palestras e treinamentos, que objetivam a educação e informação dos trabalhadores quanto à saúde e segurança no trabalho, abordamos o tema do uso do EPI. Para nós, é impresncindível que as empresas garantam esses equipamentos, sempre atualizados e em perfeito estado para utilização. Dessa forma, podemos garantir segurança e tranquilidade aos colaboradores no seu ambiente de trabalho.